Valuation

O valuation é o processo de estimar o valor justo de uma empresa, levando em conta aspectos tangíveis e intangíveis. Ele é utilizado para decisões estratégicas, como compra, venda e fusões, além de casos de saída de sócios. Métodos como Fluxo de Caixa Descontado (FDC) e múltiplos de mercado são comumente usados. Embora relevante, o valuation não é uma ciência exata e deve ser complementado com outras análises.

O que é? Para que serve? Do que se alimenta?

É muito comum empresários se perguntarem “qual é o valor da minha empresa?”, e a resposta para ela é: Valuation.

Valuation é o processo para estimar o valor justo de uma empresa, também chamado de valor intrínseco. É por meio dessa ferramenta que analistas de mercado estimam o valor de investimentos como ações ou cotas de fundos.

Existem várias técnicas que podem ser utilizadas e a mais conhecida entre elas é o Fluxo de Caixa Descontado – FDC. No entanto, outras técnicas podem ser utilizadas para realizar essa análise, como exemplo a análise comparativa de múltiplos e a avaliação histórica de múltiplos.

O valuation é uma ferramenta essencial para investidores, empresários e gestores, pois auxilia nas tomadas de decisões estratégicas, como compra, venda ou fusão de empresas, mas é importante ressaltar que essa ferramenta não é utilizada somente para avaliar ações, investimentos ou questões ligadas ao mercado financeiro.

É também muito comum em casos como quando um sócio da empresa deseja se retirar do quadro societário, para que possa ser paga a parte que lhe cabe, é preciso chegar a um consenso sobre o quanto a empresa está valendo, e qual é o valor que deve ser pago ao sócio pela sua participação.

O valuation combina aspectos tangíveis e intangíveis para determinar o valor real de uma empresa. Através dele não só descobrimos o valor monetário da empresa, mas também reflete a visão de futuro da empresa, suas expectativas de mercado e planos de inovação.

Os ativos intangíveis são fundamentais, representando a cultura da empresa, força da marca, inovações, patentes e força de trabalho. Estes elementos são cruciais, especialmente em setores como tecnologia e serviços.

Existem diferentes maneiras de se fazer o valuation de uma empresa, mas de forma geral, a análise costuma ser complexa e bastante dinâmica, envolvendo indicadores financeiros, projeções de resultados e cenários econômicos.

Principais Métodos de Valuation

  1. Avaliação Contábil: Também conhecido como valor patrimonial, é um método pouco utilizado na prática. Isto porque neste método o valuation é mensurado com base no patrimônio líquido da empresa. Um ponto a observar é que, nesse tipo de valuation, o ativo intangível não é considerado.
  2. Avaliação Relativa (Múltiplos de Mercado): É um dos mais utilizados devido a facilidade de sua aplicação. O valor é estimado usando um fator de referência, ou seja, ele identifica o valor de mercado de empresas disponíveis, e, com base nisso, o valor do mercado da empresa. 
  3. Fluxo de Caixa Descontado (FDC): É baseado nas projeções de resultados futuros de uma empresa associado ao risco do investimento. O modelo faz uma estimativa do quanto a organização vale hoje considerando que ela vai gerar recursos no futuro. Desse valor, é descontada uma taxa, CDI ou outra, calculada a partir de premissas como indicadores financeiros.

Conclusão

Apesar de ser uma metodologia bem aceita pelo mercado, não existe uma avaliação 100% precisa, visto que há fatores imprevisíveis que podem afetar o valor da empresa, como mudanças no cenário econômico ou na concorrência. Portanto, apesar de ser muito relevante na tomada de decisão, o valuation de uma empresa não deve ser o único critério utilizado pelo investidor. Antes de realizar o investimento em um ativo, é preciso buscar mesclar diferentes tipos de análise. 

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